Perda de peso x emagrecimento

11 Jul 2018 16:45
Tags

Back to list of posts

É normal as pessoas reclamarem que, ao adotar certa dieta e fazer treinos físicos, não vêem efeitos. Porém, o caso de não ter reduzido o peso não significa que não tenha conseguido emagrecer.

Inicialmente, é necessário compreender que a gordura do nosso organismo corresponde à massa de distintos tecidos: músculos, adiposidade, ossos, líquido etc. Então, no momento em que falamos em emagrecer, estamos nos referindo a redução de qualquer um desses componentes. Agora a palavra "emagrecer" se refere à redução de gorduras, que é o que a gente deseja, visto que ela está associada a vários malefícios contra a saúde.

No momento em que reeducamos nossa refeição e aliamos isto à execução de treinos físicos, ingerimos pouco e gastamos mais calorias fazendo com que haja certa diminuição na adiposidade do corpo. Não obstante , existe um crescimento na nossa musculatura, uma vez que estamos desenvolvendo os músculos com treinos.

Com isto, você pode até mesmo não ter reduzido seu peso, porém acabou emagrecendo, isto é, queimou gordura e ganhou músculo. Isto significa que seu organismo está mudando, o que é bem legal!

Os músculos são tecidos ativos metabolicamente, isto é, eles demandam força a toda hora, inclusive enquanto dormimos. São eles que mais queimam calorias em nosso organismo, afinal de contas não é à toa que são conhecidos como "queimadores de gorduras". Dessa forma, não desejaremos perder músculo, e sim aumentar ou preservar. Uma vez que quanto mais músculos possuímos, mais agilidade de queimar gorduras vamos ter.

Vale enfatizar que o músculo é mais concentrado e pesado que a gordura, dessa forma, 1 Kg de gordura acaba ocupando mais lugar em nosso organismo que a mesma porção de massa magra. Dessa forma, ainda que não alterando seu peso, a forma do nosso organismo se altera e, por conseguinte, as medidas do corpo também reduzem.

Já que você agora conhece a distinção entre perda de peso e emagrecimento, não coloque suas esperanças apenas na balança. Não foque seu resultado apenas no aumento ou redução de peso, mas sim na estrutura do seu corpo.

Comments: 0

Add a New Comment

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License